O Município de Valongo formalizou em dezembro de 2014 a adesão à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, tendo sido o primeiro da Área Metropolitana do Porto a fazê-lo. O objetivo era – e continua a ser – muito claro: fazer com que todas as pessoas que vivem e trabalham no concelho de Valongo tenham as condições necessárias, e os incentivos certos, para viver o máximo de anos possível com saúde e com qualidade de vida!
Ao assumir o compromisso de desenvolver localmente o Projeto Cidades Saudáveis, a Câmara de Valongo está a dar o seu contributo para superar desigualdades e construir nas cidades e nas outras povoações do concelho uma efetiva igualdade de oportunidades para todas as cidadãs e cidadãos. Este projeto, não só irá promover condições de vida saudável para todos em Valongo, como tornará a saúde um desígnio presente em todas as atividades municipais.
As doenças não transmissíveis – principalmente as doenças cardiovasculares, cancro, obesidade, diabetes, depressão e as doenças músculo-esqueléticas – são as que mais contribuem para a diminuição de anos de vida com saúde da população. É para estas doenças, para a sua prevenção e para o seu combate, que o Plano Municipal de Saúde de Valongo orienta as suas prioridades.
Este plano está alinhado com Plano Nacional de Saúde e com os objetivos da Organização Mundial de Saúde definidos até 2025. E vai ser concretizado em parceria com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto – ISPUP, o qual será responsável pelo enquadramento científico da sua aplicação no terreno.
A prioridade que damos à promoção da saúde no concelho de Valongo concretiza-se em oito objetivos estratégicos:
- Reduzir o consumo de álcool e de tabaco;
- Reduzir a inatividade física e melhorar a alimentação;
- Combater a obesidade, particularmente a infantil;
- Diminuir fatores de isolamento da população;
- Melhorar a saúde mental;
- Diminuir e prevenir a violência interpessoal;
- Melhorar a comunicação e a literacia da população no domínio da saúde;
- Melhorar o acesso aos cuidados de saúde.
O que se pretende é alertar os munícipes para a importância de um estilo de vida saudável e, naturalmente, dar-lhes condições objetivas para que o possam ter tanto a nível físico como psíquico, preparando programas em muitas áreas, como a obesidade infantil ou o envelhecimento ativo.
O nosso propósito é adequar as respostas públicas às reais necessidades da população, aperfeiçoando o perfil das políticas locais e ajustando decisões e iniciativas. As equipas do município estão a olhar para o território para identificar as suas características e desenvolver soluções adequadas para cada problema. A conceção de saúde tem, ao longo do tempo, deslocado o seu foco do indivíduo para a sociedade, bem como do tratamento para a prevenção, centrando-se agora na promoção de hábitos de vida saudáveis, nas questões ambientais, socioeconómicas, equipamentos e serviços, entre outras.
Vamos, por isso, dinamizar e promover ainda mais as práticas desportivas e lúdicas em Valongo. Vamos lutar contra a inatividade física no concelho. Vamos aumentar o consumo de hortícolas e reduzir o de açúcar, de tabaco e de álcool. Vamos trabalhar para reduzir o sentimento de isolamento das pessoas. Vamos identificar pessoas em situações de vulnerabilidade específica (pobreza extrema, frio, calor, inundações, etc.) e operacionalizar sistemas de resposta. Vamos incentivar denúncias de violência física, sexual ou psicológica, bullying ou ciberbullying. Vamos trabalhar para aumentar a adesão dos munícipes aos rastreios de saúde nacionais e para termos dados mais precisos sobre a população do concelho.
A saúde dos munícipes é um dos domínios em que Valongo tomou a dianteira a nível nacional, definindo uma estratégia de ação ambiciosa no Plano Municipal de Saúde. A sua concretização será monitorizada em permanência, estando marcada para 2025 uma avaliação global da forma como vão ser atingidos os objetivos propostos, sob a forma de indicadores de saúde da população.
Porque a saúde é uma prioridade para a Câmara Municipal aderimos desde logo ao programa de acesso a consultas de medicina dentária, promovido pelo Ministério da Saúde e que, através do investimento conjunto do Município de Valongo e do Governo da República, levará à abertura de dois consultórios, um no Centro de Saúde de Valongo, outro no Centro de Saúde de Ermesinde - Bela, onde o acesso a um dentista através do Serviço Nacional de Saúde é uma realidade desde 2019.
A qualidade de um município mede-se, cada vez mais, por índices de desenvolvimento humano. O que estamos a lançar agora são as condições para que Valongo consolide, nos próximos anos, a sua posição no pelotão da frente dos municípios saudáveis.
José Manuel Ribeiro
Presidente da Câmara Municipal de Valongo