Para a monitorização e avaliação do Plano Municipal de Saúde é fundamental conhecer os indicadores de saúde e a distribuição dos seus determinantes na população-alvo. Foi neste contexto que foi desenhado um estudo para avaliar o estado de saúde e os estilos de vida associados (hábitos alimentares, prática de atividade física, hábitos de sono, consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e dependências) na população de Valongo tendo como base a avaliação dos alunos a frequentar o 4º, 9º e 12º ano, nas escolas públicas do município, durante o ano letivo 2021/2022, e dos seus familiares. O estudo decorreu entre fevereiro e junho de 2022 tendo sido produzidos dois relatórios:
- Caracterização de saúde e estilos de vida das crianças e adolescentes que estudam nos agrupamentos de escolas públicas do município de Valongo;
- Caraterização da população adulta - compreensão das suas necessidades e preocupações acerca da saúde, fatores que a condicionam.
Este trabalho foi realizado pelo ISPUP - Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, parceiro científico no desenho e implementação da estratégia Municipal de Saúde, com a colaboração da Unidade de Saúde da Câmara Municipal de Valongo.