O Atlas dos Municípios Saudáveis é uma plataforma web de acesso público, assente em sistemas de informação geográfica (WebSIG), que contribui para a caraterização da saúde da população e avaliação dos seus determinantes, servindo como ponto de partida para informar a decisão política e ação dos municípios que integram a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis.
O ATLAS DOS MUNICÍPIOS SAUDÁVEIS reúne dados sobre a saúde da população portuguesa, através da caracterização individual de 69 concelhos integrantes da RPMS, representando 44% da população residente (de acordo com o censos 2021).
A informação estatística dos indicadores encontra-se desagregada à escala do concelho e, sempre que a informação o permita, à escala das freguesias, fornecendo uma base de evidência sobre o estado de saúde da população (de que doenças sofre, de que causas morre) e sobre os fatores contextuais que influenciam a sua saúde e bem-estar, nomeadamente as condições sociais, económicas e ambientais (como vive, a que recursos tem acesso). Associadas aos indicadores de determinantes são, ainda, apresentadas boas práticas dos municípios (ações, medidas e projetos locais) com potencial de contribuir positivamente para a promoção da saúde da população.
A construção desta plataforma resulta de um protocolo celebrado entre a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS) e a equipa de investigação em Geografia da Saúde do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento Território (CEGOT) da Universidade de Coimbra (UC), contando com a participação da população.
https://atlasmunicipiossaudaveis.pt/