A monitorização regular e a avaliação do PMS e das ações que o integram são fundamentais para potenciar a sua execução, permitindo acompanhar o grau de cumprimento dos objetivos propostos, agir atempadamente perante eventuais desvios e reagir face à alteração dos pressupostos que sustentaram o seu desenho. Este processo irá centrar-se numa metodologia participativa e circular, em que a monitorização e as avaliações criam conhecimento e evidência para ajustes a novas intervenções partindo do diagnóstico da situação e identificação dos recursos existentes como suporte para definir prioridades e metodologias de intervenção (Figura7).
Figura 7 – Ciclo de implementação do Plano Municipal de Saúde
A avaliação do plano municipal de saúde incorpora duas componentes:
- Avaliação de execução das ações definidas nos Planos de Ação do PMS;
- Avaliação das metas definidas no PMS.
A avaliação da execução das ações será baseada em indicadores definidos para cada ação. O processo de monitorização do plano, nomeadamente através da apreciação dos planos de ação no âmbito das atividades do Observatório Municipal de Saúde, deverá assegurar que todas as ações definidas no contexto do PMS identificam instrumentos de monitorização e avaliação da ação.
Embora se pretenda recolher informação ao longo de todo o período de implementação do PMS, a avaliação do alcance das metas definidas no PMS dependerá da avaliação inicial (2019) e dos resultados obtidos no final do período de implementação (2025). Para esta avaliação serão utilizados, sempre que possível, os indicadores já utilizados pelo ACeS e que resultam dos dados colhidos por rotina através dos sistemas de informação de saúde. Quando a informação de rotina não é suficiente para avaliar metas específicas, a informação será complementada por dados recolhidos através de questionários desenhados especificamente para a avaliação do PMS. Estes questionários serão aplicados a uma amostra aleatória de pessoas inscritas no ACeS para obter dados da população geral; em amostras de inscritos/as nas escolas do município para a avaliação em crianças e adolescentes; e ainda a cuidadores/as informais identificados/as no município para a caraterização de indicadores neste grupo restrito.
Pode conhecer a avaliação intermédia realizada em 2022 aqui Avaliação PMS-2020_2022