Desta vez, deixamos-te um desafio que, na verdade, é dois em um: duas atividades num só desafio. O que te parece? Este exercício tem como objetivo a tua valorização pessoal. A valorização pessoal é conseguirmos dar valor ao que temos em nós, com o bom e o menos bom. Seja a nível físico, psicológico ou emocional.
Afinal, se não te valorizares, quem é que o irá fazer por ti?
Vamos a isto!
1.º passo: A partir de hoje, deixa um bloco de papel ao lado da cama e todas as noites, antes de ires dormir, anota três coisas que gostaste em ti nesse dia - pode ser algo que fizeste por ti ou algo que proporcionaste a outra pessoa; a forma como te vestiste; a forma como reagiste a uma situação, etc).
2.º passo: Ao acordar e antes de saíres da cama, lê a lista.
3.º passo: À noite repete o primeiro passo. Continua a adicionar 3 coisas novas à tua lista todas as noites e no dia seguinte, ao acordar, lê toda a lista. Faz isso todos os dias durante uma semana (podes continuar depois se te sentires bem ao fazê-lo).
Pronto! Agora tens aí uma lista de coisas positivas sobre ti!
Surpreendido/a?! Não fiques! Há sempre algo de bom a valorizar em nós, mesmo que por vezes não pareça. É importante estarmos atentos a nós próprios!
Com este exercício o que pretendemos é ajudar-te a observar coisas boas que acontecem contigo, feitas por ti! Olhar apenas para o que é negativo, não te vai ajudar. É necessário equilibrar o que fazemos bem com o que ainda precisamos melhorar. Se tiveres dificuldade nesta reflexão, podes pedir ajuda a um/a amigo/a, a um/a familiar ou ao/à psicólogo/a da tua escola.
4.º passo: Para completares este desafio, convidamos-te, ainda, a visualizares o filme “Circo das Borboletas” que reflete sobre a importância de acreditarmos no nosso potencial e de nos valorizarmos.
Mesmo que aos olhos do mundo, não haja confiança na concretização dos nossos objetivos, se reconhecermos as nossas capacidades individuais e avançarmos sem medo, seremos capazes de tudo!