-
José Manuel Ribeiro
"Saúde e economia de bem-estar"
4 de abril | 14h30
José Manuel Ribeiro, 52 anos, Presidente da Câmara Municipal de Valongo desde 2013. Licenciado em Relações Internacionais, com MBA em Administração de Empresas (Universidade Católica do Porto). Pertence à AICEP - Agência Portugal Global Trade & Investment.
- Membro do Comité das Regiões – Grupo PSE
- Presidente do Conselho de Administração da LIPOR – Serviço Intermunicipal de Gestão de Resíduos do Grande Porto
- Presidente da Rede Portuguesa de Municípios Participativos
- Presidente da Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto
- Presidente do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP)
- Presidente do Conselho Executivo da Associação de Municípios do Corredor do Rio Leça
- Membro efetivo do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses
- Conselheiro Político da CGLU - Cidades e Governos Locais Unidos
- Ex-membro do plenário do Conselho Económico e Social Nacional
- Auditor de Defesa Nacional
- Membro do Fundo Marshall Alemão
- Membro do Conselho Social da Faculdade de Economia e Empresa e Ciências (Universidade Lusíada - Porto)
- Diretor Comercial da ANIVEC/APIV Associação Nacional da Indústria do Vestuário e Confeção (2004 - 2006)
- Presidente e Diretor-geral do Instituto do Consumidor / Direção do Consumidor (2007 - 2009)
- Professor Convidado no IPAM – Instituto Português de Administração e Marketing (2009 - 2011)
- Membro de vários Conselhos Consultivos em vários Reguladores nacionais (Comunicação, Energia, Água, Seguros, Redes Sociais entre 2006-2009)
- Deputado ao Parlamento durante as X (2006-2007) e XI Legislaturas (2009-2011) em representação do Partido Socialista
-
Macheteld Huber
"Saúde Positiva - Uma abordagem prática para envolver as pessoas num processo de maior saúde e bem-estar"
4 de abril | 14h30
Originalmente, médica de clínica geral, quando padeceu de várias doenças, descobriu que podia influenciar ativa e positivamente a sua recuperação e bem-estar. Decidiu concentrar o seu trabalho em «aumentar a saúde», baseando-se na ciência. Por um lado, tornou-se investigadora e, por outro, começou a trabalhar com pessoas com sequelas graves. Desenvolveu um novo e dinâmico conceito de saúde, que resultou no conceito alargado de «Saúde Positiva» com seis dimensões.
Para apoiar a implementação prática desta abordagem orientada para a pessoa, em 2015, fundou o Institute for Positive Health (Instituto para a Saúde Positiva). Foi nomeada a pessoa mais influente em termos de cuidados de saúde públicos em 2016. Atualmente, nos Países Baixos, a Saúde Positiva é incluída em documentos governamentais e em educação médica, é largamente utilizada em práticas médicas, em cuidados para os idosos e na gestão de recursos humanos em atividades comerciais, ocorrendo o mesmo a nível internacional. O "Handbook Positive Health in general practice, the Dutch example" foi publicado em 2021.
Machteld was originally a general practitioner, but when she experienced several illnesses herself, she discovered that she could actively and positively influence her recovery and well-being. She decided to focus her work on ‘increasing health’, science based. On the one hand she became a researcher and on the other she started working with seriously damaged people. She developed a new, dynamic concept of health, which she elaborated into the broad concept of ‘Positive Health’ with six dimensions.
To support practical implementation of this person-centered approach she started the Institute for Positive Health in 2015. Huber was named the most influential person in public health care in 2016. Positive Health is now included in Governmental documents, in medical education, is widely used in medical practices, in care for the elderly, as well as in human resource management in businesses, in The Netherlands, as well as internationally. The ‘Handbook Positive Health in general practice, the Dutch example’ appeared in 2021.
-
Luís Nobre
"Saúde e economia de bem-estar"
4 de abril | 14h30
Luís Nobre, 52 anos, formado em Arquitetura e Urbanismo e pós-graduado em Direito das Autarquias Locais e Urbanismo. É presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, eleito em 2021. Foi vereador da CMVC durante 16 anos com pelouros como o Planeamento e Gestão Urbanística, Reabilitação Urbana, Desenvolvimento Económico, Mobilidade, Coesão Territorial e Turismo. Anteriormente exerceu também funções como autarca de freguesia durante 11 anos.
É atualmente presidente da Assembleia Intermunicipal da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis. Foi eleito Presidente do Eixo Atlântico em 1 de fevereiro de 2024.
-
Marcelo Vieira
"Um futuro mais azul" (Oficina)
4 de abril | 15h45
Marcelo Vieira começou por desenvolver a sua prática profissional tratando de doentes, primeiro como Fisioterapeuta e depois como Médico. Cedo reconheceu que a capacitação das pessoas para assumirem um papel ativo na sua própria saúde era a peça fundamental. Talvez tenha sido essa a primeira visão de Saúde Pública, área em que se especializou. Dedica-se às áreas de Observatório de Saúde, Planeamento e Promoção da Saúde, abordando temáticas como participação comunitária, saúde escolar, doenças crónicas e qualidade de vida, entre outras.
Atualmente é Médico de Saúde Pública, responsável pelas áreas de Observatório de Saúde e Promoção da Saúde na Unidade de Saúde Pública da ULS São João (Maia/Valongo), colabora com a área funcional de Planeamento em Saúde do Departamento Regional de Saúde Pública do Norte e é docente convidado na área do Planeamento em Saúde do Curso de Especialização em Saúde Pública do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.
-
Lee Chien Earn
"Um Futuro Mais Azul" (Oficina)
4 de abril | 15h45
Médico de saúde pública de formação, é atualmente o Diretor-Geral Adjunto do Sistema de Saúde de Singapura (SingHealth), que procura promover o bem estar, uma boa saúde e boas condições de vida da população do leste de Singapura. Preside também ao Comité de Planeamento dos futuros Hospitais Eastern General e Community. Anteriormente, foi o Diretor-Geral do Hospital Changi General, um hospital universitário com 1000 camas. Compromissos anteriores incluíram cargos em quadros seniores do Ministério da Saúde de Singapura, onde esteve envolvido no desenvolvimento estratégico e na melhoria dos serviços de saúde, bem como na legislação e finanças da saúde.
É, atualmente, Professor na Duke-NUS Medical School e Professor Adjunto na Saw Swee Hock School of Public Health, na Universidade Nacional de Singapura e na Universidade de Tecnologia e Design de Singapura. Foi membro de comités internacionais como o Comité Internacional de Direção, do Centro Colaborador da OMS para a Segurança do Doente, o Observatório para os Sistemas e Políticas de Saúde da Ásia-Pacífico)e o Painel de Aconselhamento em Matéria de Normas da Joint Commission International.
Coeditor da publicação "Sistema de cuidados de saúde de Singapura: o que se alcançou em 50 anos" (2015), contribuiu com o capítulo sobre Estratégias para os Serviços de Saúde do Manual da Saúde Pública Global da Oxford-6.ª edição (Oxford Textbook of Global Public Health).
Prof Lee, a Public Health physician by training, is currently the Deputy Group Chief Executive Officer, Regional Health System, SingHealth that seeks to enable the population in Eastern Singapore to keep well, get well and live well. He also Chairs the Planning Committee for the upcoming Eastern General and Community Hospitals. He was previously the Chief Executive Officer of Changi General Hospital, a 1000 bed acute teaching hospital. Prior appointments included senior leadership positions in the Ministry of Health Singapore where he was involved in the strategic development and improvement of healthcare services as well as health regulation and finance.Prof Lee is currently a Clinical Professor with the Duke-NUS Medical School and Adjunct Professor in the Saw Swee Hock School of Public Health, National University of Singapore, and the Singapore University of Technology and Design. He was also a member of international committees such as International Steering Committee, WHO Collaborating Centre for Patient Safety; Steering Committee, Asia-Pacific Observatory on Health Systems and Policies; Joint Commission International Standards Advisory Panel.
Prof Lee co-edited Singapore's Health Care System: What 50 Years Have Achieved (2015) and contributed the chapter on Strategies for Health Services in the Oxford Textbook of Global Public Health (6th edition).
-
José Carlos Mota
"Cidades saudáveis - Construções participadas"
5 de abril | 14h30
"A nossa proposta de cidade" (Oficina)
5 de abril | 15h45
Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e Territoriais da Universidade de Aveiro e investigador do GOVCOPP. Foi o Diretor do Mestrado em Planeamento Urbano e Regional (2016-2020). Tem estado envolvido em vários projetos de investigação nacionais e internacionais sobre planeamento participativo de base territorial. Tem vindo a dinamizar várias iniciativas cívicas em prol das cidades e da cidadania.
-
Lara Seixo Rodrigues
"Intervenção artística participada"
5 de abril | 14h30
Assume-se orgulhosamente serrana e o facto de ter crescido entre 2 culturas e costumes, justifica a constante curiosidade que a conduz e que a levou a Lisboa e Barcelona para estudar Arquitetura. Essa mesma curiosidade está na base interesse por muitas áreas artísticas, em particular a Arte Urbana. Desta paixão associada às origens surgiu o WOOL | Covilhã Arte Urbana e desde então uma sucessão de outros formatos, geografias e públicos, como o LATA 65 – Workshop de Arte Urbana para Idosos, o MURALIZA | Festival de Arte Mural de Cascais, o ESTAU | Estarreja Arte Urbana, FAZUNCHAR (Figueiró dos Vinhos) ou ESPORO | Disseminação Cultural e Artística.
Dedica-se à curadoria e produção de exposições e intervenções artísticas de que é exemplo ATTERO do artista Bordalo II em 2017. Em Abril de 2020, em resposta à crise pandémica Covid-19, lançou a Sebenta da Quarentena | 40 ideias para aproveitar o tempo, um compêndio de ilustrações com contributos de 40 autores, com actividades, mensagens encorajadoras e dinâmicas para maiores de 65. Fundou a MISTAKER MAKER | Plataforma de Intervenção Artística para fomentar a produção e promoção de exercícios de Arte Contemporânea, em todas as suas formas de expressão.
Integra a Rede Iberoamericana de Arte Urbana e o Grupo de trabalho “Periferias Centrais” Entre 2018 e 2022, a convite da Presidência da República Portuguesa, integrou Grupo de Reflexão sobre o Futuro de Portugal.
É, acima de tudo, alguém apaixonada por aquilo que faz.
-
Francisco Coelho
"O ativismo do médico de família"
5 de abril | 14h30
Médico Assistente de Medicina Geral e Familiar (ULS Tâmega e Sousa) e presidente do Conselho Clínico e de Saúde (ex-ACeS Tâmega II - Vale do Sousa Sul, 2023/2024). Tem licenciatura em Ciências de Engenharia - Perfil em Bioengenharia (FEUP) e mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde (FEP-UP).
É consultor da Nobox e Formador na Dioscope. Assume a locução da rubrica "Serviço Público - MGF" da Rádio Clube Penafiel e dinamiza a página "De Boa Saúde" (Instagram).
-
Miriéme Ferreira
"A importância das Redes Nacionais e Internacionais na construção de Cidades Saudáveis"
5 de abril | 14h30
Licenciada em Sociologia, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e Mestre em Saúde Pública, pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.
Coordenadora Técnica da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, desde 2002.
Desempenhou cargos de Dirigente na Câmara Municipal do Seixal, designadamente nas áreas da saúde, sociais e do desporto e atualmente coordena o Gabinete Seixal Saudável.
Desempenha funções na área da saúde desde 1997, quando integrou a equipa técnica responsável pela candidatura do Município do Seixal à III Fase da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS). Deste então, mantém-se com responsabilidades na direção desta área de trabalho na Câmara Municipal do Seixal.
Tem uma longa experiência de trabalho em Rede e em parceria no desenvolvimento da abordagem mutidimensional da saúde, nomeadamente no quadro do Projeto Municipal Seixal Saudável.
Integrou o Comité Consultivo de Cidades Saudáveis da OMS, nos anos de 2006 e 2007.
Participa na Rede Europeia de Cidades Saudáveis da OMS, representando a RPMS e o Município do Seixal.
-
Henrique Barros
"Processos participativos e equidade em saúde"
5 de abril | 14h30
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Concluiu o Internato Geral no Hospital de São João e o Internato Complementar em Gastrenterologia no Hospital de Santo António. Foi Assistente Hospitalar de Gastrenterologia no Hospital de S. Sebastião.
Doutorado pela Universidade do Porto. Prestou provas de agregação, em Sociologia Médica, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
É Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Exerce ainda o cargo de Presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.
Coordena a Unidade de Investigação em Epidemiologia e o Laboratório Associado para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional (ITR).
É o Presidente-Eleito da Associação de Escolas Europeias de Saúde Pública (ASPHER) e membro do Conselho de Administração da APHEA – Agency for Public Health Education Accreditation.
-
Ângela Freitas
"Atlas dos municípios saudáveis" (Oficina)
5 de abril | 15h45
Geógrafa e investigadora no Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra (UC). Professora Auxiliar convidada no Departamento de Geografia e Turismo da UC, onde também está a desenvolver tese de doutoramento sobre “Políticas públicas e equidade em saúde urbana. Uma abordagem geográfica ao planeamento municipal em saúde”. Como investigadora tem participado em projetos de investigação fundamental financiados pela Comissão Europeia (EC2U, URBHEALTH, URB_HealthS e EURO-HEALTHY) e pela FCT (SINDIA, GeoHealthS e SMAILE). Participa também em atividades e projetos de extensão universitária, como o Atlas dos Municípios Saudáveis da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e a Estratégia Municipal de Saúde de Coimbra 2021-2025, onde desempenha/ou o papel de coordenadora técnica. Participou na organização do Curso em Urbanização e Saúde (disponível na Coursera desde 2021) e o Curso Breve em Saúde Urbana para técnicos municipais (2020). Em 2014, recebeu o prémio Ryoichi Sasakawa Young Leaders Fellowship Fund. Desde 2023, colabora ainda com a SHINE 2Europe como investigadora e gestora de projetos europeus, na área da saúde e inovação social.
-
Ricardo Almendra
"Atlas dos municípios saudáveis" (Oficina)
5 de abril | 15h45
Doutor em Geografia, pela Universidade de Coimbra, Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Geografia e Turismo da Universidade de Coimbra e Investigador Integrado no Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território. Tem participado em vários projetos de investigação fundamental a nível nacional (e.g. SINDIA, Geohealths, SMAILE, ClimaHabs) e internacional (e.g. EURO-HEALTHY, EC2U, UrbHealthS). Participa também, como investigador em várias atividades e projetos de extensão universitária com entidades nacionais, regionais e locais, de que são exemplos a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, no âmbito do projeto Atlas dos Municípios Saudáveis. Membro do Steering Committee da Comissão Ambiente e Saúde da União Geográfica Internacional (IGU-CHE). Foi assessor no Alto Comissariado para a Saúde. Tem vindo a desenvolver investigação de caracter interdisciplinar, na interceção da geografia, ciências da saúde e ecologia, tendo colaborado com diversas instituições de investigação e de saúde pública, nacionais e internacionais. Faz parte do Seminário de Jovens Cientistas 2024-2026 da Academia de Ciências de Lisboa.