Porque se faz uma Bienal de Saúde de Valongo?
Nos próximos dias 4 e 5 de abril, na cidade de Ermesinde, realizaremos a I Bienal da Saúde de Valongo, aceitando o desafio da Organização Mundial de Saúde para refletirmos sobre Saúde e a Economia de Bem-Estar. Com este evento queremos criar um espaço de cultura científica de excelência, onde toda a comunidade encontre conhecimento que compreende, promovendo a equidade no acesso à informação e a literacia, dois pilares da estratégia municipal de saúde.
Para as conferências e oficinas procuramos temáticas e palestrantes que nos trazem olhares atuais e interdisciplinares, centrados no concreto da vida dos indivíduos e da comunidade. Nesta 1ª edição atualizaremos o conceito de Saúde, integrando as múltiplas dimensões da pessoa; olharemos para as cidades e procuraremos o que as pode tornar espaços saudáveis, nas suas diferentes funções de lugar de vida. Nestes dois dias todos se podem juntar às sessões, a linguagem a utilizar não será fator de exclusão, com o compromisso de assegurar rigor e qualidade da informação, transmitida de forma clara, para uma audiência que se espera interessada e eclética.
A I Bienal da Saúde de Valongo decorre em período de celebração dos 50 anos do 25 de abril. Estamos, mais que nunca, cientes da importância dos direitos e deveres de um regime democrático, das garantias e liberdades a preservar e das responsabilidades a assumir. Em alinhamento com políticas municipais de promoção da cidadania participativa, em particular junto dos mais jovens, teremos nesta Bienal um espaço de expressão para a população do município com idades entre os 15 e os 29 anos (inclusive). Inspirado no Speakers’ Corner londrino, a “Voz dos Jovens” vai estar espalhada pelo Fórum de Ermesinde, dando ao público da Bienal a possibilidade de conhecer opiniões, projetos, inquietações ou propostas apresentadas por jovens.
A I Bienal da Saúde de Valongo será um espaço de encontro e um estímulo para o exercício da cidadania ativa baseada na informação científica, na escuta de diferentes vozes e na mundividência essencial num tempo de conexões e globalização que não pode descuidar o particular e único.
José Manuel Ribeiro
Presidente da Câmara Municipal de Valongo
Janeiro 2024
- O acesso à I Bienal de Saúde de Valongo é gratuito, sujeito a inscrição prévia e à lotação das salas.
- Inscrições disponíveis até 30 de março.