
O projeto “O Mercado” foi criado com o objetivo de contribuir para melhorar os hábitos alimentares da população do concelho de Valongo facilitando o acesso a fruta legumes de qualidade, produzidos localmente, com preços acessíveis. Desta forma estamos também a reforçar o tecido económico local e a contribuir para a sustentabilidade ambiental, assegurando melhor qualidade de vida, hoje e no futuro.
Os dados que temos recolhido dizem-nos que, dezoito meses depois, 36% dos clientes d’O Mercado aumentaram o consumo de legumes e 44% das famílias passaram a consumir produtos que não compravam habitualmente, sendo que a proporção de clientes que consomem vegetais no prato diariamente aumentou em 6%, após 6 meses de adesão ao Mercado. Além do impacto positivo na alimentação dos munícipes, também a economia local e o ambiente estão a beneficiar com este projeto.
Na economia local, foram assegurados 2 postos de trabalho direto e 5 agricultores aumentaram a sua oferta (quantidade e variedade) de fruta e legumes. No período em estudo, foram vendidas 72 toneladas de produtos frescos e 32% dos clientes do Mercado passaram também a comprar fruta e legumes a produtores locais, na feira e na cooperativa.
Também a nível ambiental o impacto é notório. Verificou-se um aumento significativo da produção local de hortofrutícolas escoados pela Cooperativa de Valongo: de 79.424 Kg no 1.º Semestre 2020; 133.688 Kg no 1º semestre 2021; 143.067 Kg no 1.º semestre 2022. Além de nutricionalmente mais vantajoso, o consumo de produtos locais e da época tem uma pegada ecológica reduzida comparativamente à opção por alimentos exóticos ou de produções fora de época, que implicam mais emissões de CO2.
Estes dados muito positivos fazem-se acompanhar de uma excelente novidade! A nova LOJA ONLINE da Cooperativa Agrícola de Valongo, onde, a partir deste momento, poderá encomendar o seu Cabaz da Semana e:
- Ter acesso a todos os produtos disponíveis e aos respetivos preços;
- Efetuar um registo que ficará memorizado;
- Beneficiar de descontos em toda a loja a partir da encomenda do Cabaz da Semana.
É caso para dizer que O MERCADO está mesmo a dar frutos... e pretende continuar!