
Embora os conceitos de igualdade de género e de identidade de género sejam comuns no discurso atual em contexto escolar e junto de jovens, parece existir ainda a necessidade de clarificar práticas, no sentido de promover o direito à autodeterminação da identidade de género. Com este fim, a autarquia vai realizar uma Jornada Técnica dedicada à exploração desta temática.
Será uma oportunidade de capacitação baseada na partilha realizada a partir do cruzamento de quatro disciplinas distintas: a antropologia, a pedagogia, a psicologia e a psiquiatria. Queremos em conjunto analisar estratégias e ferramentas, para intervenção neste domínio junto de crianças, jovens e famílias promovendo e facilitando a proteção das caraterísticas sexuais das pessoas, o exercício do direito à autodeterminação da identidade de género e a igualdade de género.
Esta Jornada Tecnica é dirigida a docentes, profissionais de saúde e profissionais de equipas técnicas com trabalho dirigido a jovens. A participação é gratuíta, sujeita ao número de vagas existentes (20). A certificação desta unidade de curta duração está a cargo do Centro de Formação Sebastião da Gama.