




No mês de abril tivemos o prazer de contar com a presença da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens nas caminhadas com os profissionais de saúde (Walk With a Doc) para nos falar sobre a Campanha do Laço Azul que visa a prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
A campanha do Laço Azul inciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A, quando uma avó, Bonnie Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. A repercussão desta inicativa teve um impacto brutal e, desde aí, fixou-se o mês de abril como o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
Em Portugal, neste mês, esta campanha é amplamente divulgada por todo o território, quer pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, quer pelas CPCJ, que realizam numerosas ações de prevenção contra os maus-tratos. Foi com este propósito que a CPCJ de Valongo se juntou às nossas caminhadas, sensibilizando e alertando a comunidade para esta problemática tão relevante.
A prevenção dos maus-tratos na infância é uma resposabilidade de toda a sociedade e a denúncia de situações de violência é fundamental para proteger as crianças e jovens que são vítimas desses abusos. Todos juntos podemos fazer a diferença!