Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral
Uma boca saudável permite provar, mastigar, engolir e até cheirar. Também permite sorrir, conviver, conversar, trabalhar! Ter uma boca saudável possibilita melhores relações interpessoais, mais autoconfiança e ganhos na saúde em geral. Prevenção, manutenção e tratamento são os cuidados fundamentais que, dos 4 aos 104, todos devemos ter!
Para que todos tenham a possibilidade de um sorriso saudável, o Ministério da Saúde implementou o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, uma das estratégias de promoção de Saúde Publica.
Ao longo do tempo, este programa tem sido atualizado de forma a abranger mais grupos populacionais alcançando mais beneficiários, evitando que os danos decorrentes da falta de saúde oral tenham impacto ao longo da vida.
Infância e Juventude
As equipas de Saúde Escolar são as grandes implementadoras deste programa, visitando as salas de aula, assegurando que desde cedo as nossas crianças são motivadas para a adoção de hábitos de escovagem de dentes e de manutenção da higiene bucal com visitas regulares aos serviços especializados.
A distribuição dos cheques-dentista, que possibilitam o acesso a cuidados profissionais, é uma das ações do Programa de Saúde Oral e que está também incluída nestas visitas. Estas guias de tratamento abrangem TODA a população infantojuvenil desde os 4 aos 18 anos e, no nosso concelho, conta com 71 profissionais aderentes ao programa.
Se quer saber mais sobre o programa ou esclarecer dúvidas pode fazê-lo na consulta de medicina familiar, junto da coordenação do estabelecimento de ensino ou no website da DGS.
Adultos
O Programa Nacional de Saúde Oral também abrange
• Grávidas acompanhadas no Serviço Nacional de Saúde
• Idosos
• Utentes infetados com o vírus do VIH/Sida
• Utentes com lesão suspeita de cancro oral
Para cada um destes grupos há condições específicas que pode esclarecer na unidade de saúde familiar.
Não desperdice esta oportunidade de ter um sorriso saudável!