Eliminação da Violência Contra as Mulheres – 25 de novembro 2020
A violência contra a mulher é crime e, frequentemente, um crime escondido. Em 2019, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima identificou mais de 11 000 pessoas a precisar de ajuda, 80% eram mulheres. No entanto, a verdadeira magnitude do problema é difícil de estimar, uma vez que muitos destes crimes ocorrem num contexto de intimidade sem nunca serem denunciados.
Estimativas globais publicadas pela OMS indicam que, aproximadamente, uma em cada três mulheres sofreram violência física e/ou sexual por parte do parceiro ou de outras pessoas durante a vida. Para além da violência física e sexual existem ainda outras formas de violência menos visíveis, nomeadamente, a violência psicológica ou o controlo financeiro.
O medo, a dependência emocional e financeira do agressor, a perda de relações com pessoas amigas e familiares próximos e a esperança de que a situação mude em breve, impede as mulheres de procurarem ajuda. A COVID-19 e todas as dificuldades que a pandemia trouxe, não ajudou a situação das mulheres que já estavam numa situação vulnerável.
O Concelho de Valongo integra, desde 2019, a Rede Nacional dos Municípios Solidários com as Vítimas de Violência Doméstica. Neste âmbito, procura soluções que possam dar resposta às necessidades de alojamento, caso a vitima tenha de sair de casa ou de uma casa abrigo.
Para quebrar o ciclo de violência dê o PRIMEIRO PASSO!
Serviços que podem ajudar:
Serviço de Informação às Vítimas de Violência Doméstica da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
Tel.: 800 202 148 (contacto gratuito, que funciona 24 horas por dia)
Quando não pode falar envie um SMS para o número 3060 ou um email para: violencia.covid@cig.gov.pt
Primeiro Passo: Gabinete de apoio a vítimas de violência doméstica de Câmara Municipal de Valongo
Tel.: 93 688 88 71
Email: primeiro.passo@cm-valongo.pt
Linha de apoio à Vítima da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV)
Tel.: 116 006 (dias úteis 9h-21h)
DENUNCIE A VIOLÊNCIA:
Email violenciadomestica@psp.pt ou utilize o Portal Queixa Eletrónica.