No dia 14 de Novembro celebra-se o Dia Mundial da Diabetes.
Em Portugal, pelo menos 1 em cada 10 pessoas tem diabetes.
Estima-se que a diabetes afeta mais de 1 milhão de portugueses e que mais de 2 milhões têm valores elevados de glicose (açúcar no sangue).
Só cerca de metade dos casos da diabetes são diagnosticados.
Qualquer adulto com idade igual ou superior a 45 anos deve efetuar o rastreio da diabetes com uma análise ao sangue. A deteção precoce permite evitar as complicações e, em alguns casos, até prevenir o início da doença.
A Diabetes Mellitus manifesta-se por valores elevados de glicose (açúcar no sangue), como consequência da dificuldade em entrar nas células e, quando não controlada, pode causar várias complicações.
As pessoas com diabetes podem ter uma vida longa e saudável mas, sem controlo adequado, a diabetes aumenta o risco de várias complicações:
- insuficiência renal,
- doenças cardiovasculares,
- retinopatia (perda de visão),
- lesões nervosas, como a perda de sensibilidade nos membros,
- dificuldade de cicatrização,
- problemas de saúde oral.
Existem vários tipos de Diabetes, conheça os principais:
- Diabetes Mellitus Tipo 1: o sistema imunitário do corpo ataca as células produtoras de insulina, não havendo produção suficiente. São desconhecidas os motivos do seu aparecimento e formas de prevenção.
- Diabetes Mellitus Tipo 2: o tipo de diabetes mais comum (até 95 dos casos), aparece quando o organismo não consegue utilizar a insulina de forma eficaz.
- Diabetes Gestacional: nível de glicose elevado durante a gravidez, normalmente desaparece depois do nascimento do bebé.
Para prevenir e controlar a diabetes é importante seguir as seguintes recomendações*:
- Manter uma alimentação saudável (equilibrada e variada);
- Reduzir as horas dedicadas a atividades sedentárias;
- Aumentar a atividade física;
- Seguir o plano de tratamento prescrito.
* Não existe nenhuma intervenção eficaz para prevenir a diabetes tipo 1, no entanto há algumas evidências que uma alta taxa de crescimento em crianças é um possível fator de risco, daí a recomendação de uma alimentação saudável e da prática de atividade física.
Mais Informação AQUI.