Atividade física e saúde
Desporto dá saúde! Todos sabemos que a prática da atividade física é fundamental para manter um corpo e uma mente sã. Esta sabedoria popular teve a sua confirmação nestes tempos de pandemia, onde áreas como o desporto e a cultura, muitas vezes esquecidas, foram determinantes para um confinamento, física e mentalmente, mais saudável.
Tem sido estratégia deste executivo dotar as cidades e vilas do nosso concelho com equipamentos que permitam a prática desportiva outdoor, pois se qualquer prática física é importante, desde que bem realizada, quando a mesma é possível ser feita no exterior, os resultados, pelo contacto direto com a natureza, também serão melhores. Assim temos vindo a investir em dotar as nossas serras de circuitos que garantam a integridade física de quem os utiliza. Já temos um Centro de BTT, um Centro de Trail Running, um Centro de Escalada e um Centro de Trilhos Equestres. Como as serras não são só para quem quer praticar desporto e qualquer atividade física é promovedora de melhor saúde, foram construídos Percursos para a Caminhada e contemplação, que aliam a componente física à componente de relaxamento, permitindo esquecer e escapar ao stress diários que tanto prejudica a nossa saúde. Exemplo disso é o “Circuito de Contemplação de Valongo” composto por tronos gigantes romanos e baloiços, e a Escadaria da Cuca Macuca.
O compromisso estabelecido no Plano Municipal de Saúde com objetivos específicos na redução da inatividade física, inverter a tendência na evolução da prevalência de obesidade, diminuir fatores de isolamento da população e melhorar a saúde mental só podem alcançar-se numa ação concertada de todos os pelouros da edilidade. Por isso a nossa ação não se circunscreve a propostas de outdoor (ar livre) ou desporto, mas também a propostas de acessibilidade e fruição dos espaços urbanos, assegurando que os cidadãos, independentemente da sua condição física, encontram locais para o exercício e a atividade física.
Nesse sentido, também na malha urbana, temos vindo a instalar parques infantis (porque brincar nestes parques mantem os nossos jovens ativos), equipamentos para Treino Funcional, equipamentos geriátricos e equipamentos inclusivos pois não devemos esquecer quem tem problemas de saúde que os impedem de utilizar equipamentos comuns e que só através de equipamentos especiais e adaptados podem assegurar atividade física e assim garantir uma melhor saúde. Estamos a dotar todas as nossas cidades e vilas do concelho de Parques de Lazer onde instalamos equipamentos que permitem o convívio interjecional e também a prática de desporto sem barreiras de condição física.
Por último, gostaria de chamar a atenção para o projeto dos Centros de Marcha e Corrida em malha urbana, que queremos estender a todas as freguesias, bem como a requalificação dos nossos estádios municipais, pavilhões e piscinas para assegurar que qualquer munícipe, que pretende realizar uma atividade desportiva, o possa fazer com boas condições e sem ter de sair do nosso concelho.
O nosso trabalho no Pelouro do Desporto tem o propósito de servir a comunidade, oferecendo a todos os munícipes recursos e condições de qualidade para a prática desportiva. Sabemos que toda a atividade física é fundamental para #RESISTIRAOVÍRUS. A sua prática diária, dentro ou fora de portas, depende apenas da sua disponibilidade e imaginação. Sem esquecer as recomendações em vigor nestes tempos de pandemia, usufrua do seu concelho, mantenha-se ativo e saudável, seja feliz.
Paulo Esteves Ferreira
Vereador
LOCALIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE TREINO FUNCIONAL EM ESPAÇO PÚBLICO
- Alfena
- Parque de S. Lázaro
- Campo
- Centro Cívico
- Ermesinde
- Largo António da Silva Moreira
- Sobrado
- Parque da Lomba
- Valongo
- Av. Dr. Fernando Melo (Lagueirões) - com equipamento para pessoas com mobilidade reduzida;
- Jardim do Calvário